Últimos assuntos
Laurent: A Jenny VermelhaHoje à(s) 11:13 am
Laurent
John: A caçadaHoje à(s) 11:03 am
Freya
Sarah: A Ânfora DouradaSáb maio 18, 2024 4:18 pm
Sarah
Oliver: A Carta LacradaSáb maio 18, 2024 3:33 pm
Oliver
Lenia: História de OrigemSáb maio 18, 2024 1:31 pm
Lenia
Aslan: História de OrigemSáb maio 18, 2024 1:22 pm
Aslan
Atelier WintersSex maio 17, 2024 3:30 pm
John
Salão SinclairSex maio 17, 2024 9:32 am
Hazel
Hazel: Aventuras Gélidas - ConcluídoQui maio 16, 2024 9:49 pm
Gaby
Loja de PenhoresQui maio 16, 2024 6:35 pm
Handa
Cartazes de Procurados
Imagem

Ir para baixo
Handa
Handa
Narrador
Narrador

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qui Jan 11, 2024 7:50 pm
Relembrando a primeira mensagem :




Carne Fresca

Porto Real: Dave & James


James havia chegado no porto real logo pela manhã, era um dia caloroso, o céu estava aberto. Ele estava pouco a pouco se acostumando com aquele lugar depois que Jared o largou ali sem qualquer ajuda. Conhecendo aquela cidade pela primeira vez, ele começava a se encantar com a quantidade de piratas, jogos e comércio aberto na região. Foi lá que ele conheceu Dave, que logo se juntou a ele em seu primeiro trabalho como pirata na região.

Na manhã seguinte, James estava esperando no porto. Ele se encontraria com o tal do Fernando para entregar os dois tickets que lhe foram concedidos. Sendo um deles para Dave que não demorou muito para aparecer, ele estava passando por ali até acabar se deparando com James.



Última edição por Handa em Dom Fev 18, 2024 5:08 pm, editado 2 vez(es)

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Seg Fev 12, 2024 6:33 pm



Carne Fresca

Porto Real: Dave & James


Dave tinha a ideia de "pescar" mais Crocodilos, mas para isso James precisaria cortar a carne. O animal era grande e repleto de escamas, com suas habilidades culinárias dificilmente ele conseguiria fazer render mais do que um grande pedaço de carne daquele animal, prolongando sua aventura para uma busca de mais duas vítimas.

Jim
Jim
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Seg Fev 12, 2024 7:27 pm



—Acho que não vou conseguir render muita carne pra isso...  Dizia, mais pensativo até que com a mão esquerda bateu no punho da mão direita que segurava o cabo da Montante. —Já sei... Se funcionou antes, vai funcionar de novo. E se tem um aqui, pode ter mais, né? Hehe...

Com a fala orgulhosa como um plano magnífico, fincava a ponta do montante na terra para ter alguns segundos de apoio para deixar as mãos livres, que iam até a minha boca, fazendo um gesto que amplificasse o som que eu fosse fazer.

Tomava fôlego que podia, enchendo meus pulmões de ar e então num subito movimento, tentava vociferar ao máximo, em tentativa de chamar atenção dos animais.

JAAAAAAACAAAAAAAAAAARÉÉÉÉÉÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!


° Ação: Gritar;


Recursos


EQUIPAMENTOS
Armas:

Vestimenta:

Ferramentas:

Utilizáveis:





Aslan
Aslan
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Seg Fev 12, 2024 9:53 pm
Ouvindo as primeiras palavras, Jim, o anão ergueu as sobrancelhas. Oh, você tem algum plano?

Mas tampou os ouvidos ao perceber que o humano só pretendia gritar mesmo. Quando terminou o grito, o anão abaixou os braços com um sorriso sarcástico. Você vai acabar chamando a floresta inteira.

• Ações: Alerta

Em uso


Itens
Martelão
Alcance: 1M
Dano: 75
Crítico: +4 (Concussão, Fender, Ruptor 2)
Anexo: Nenhum

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Ter Fev 13, 2024 8:54 am



Carne Fresca

Porto Real: Dave & James


James formulou um plano rapidamente em sua cabeça. Ele inflou os pulmões e começou a berrar. Um bando de aves saiu até voando, vistas pela pouca luz solar que penetrava pelas copas das árvores. Tudo ficou em silêncio após o eco do grito se esvair, mas nada aconteceu depois disso...

Jim
Jim
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Ter Fev 13, 2024 10:50 am


Após o grito, permaneci em silêncio por alguns segundos, atento a qualquer sinal de que o plano tivesse funcionado, mas tudo o que se ouvia eram os pássaros se afastando pelo barulho. Suspirei mas tinha aceitado que não daria certo. —É, não veio nada. Murmurei, dando de ombros diante da falta de resultado e já deixando minha atenção a outra coisa.

Com cuidado, estendi-me para espreguiçar o ombro mordido antes de erguer minha Montante do chão e me aproximar do corpo do animal para extrair sua carne.

— Bem... partiu.  Anunciei, voltando a caminhar pelo pântano na esperança de que Dave me seguisse e continuássemos a procurar por mais. — Mas me fala ai, você é de Porto Real mesmo?


° Ação: Livre;


Recursos


EQUIPAMENTOS
Armas:

Vestimenta:

Ferramentas:

Utilizáveis:





Aslan
Aslan
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Ter Fev 13, 2024 12:56 pm
Vamos andando enquanto contornamos o rio. – sugeriu, enquanto seguia atrás de Jim antes de respondê-lo.

Nasci em um vilarejo de Tontattas, bem longe daqui... – sua voz carregava um tom de melancolia. Ele abaixou a cabeça à medida que sua mente se desviava do presente e mergulhava em uma dolorosa lembrança. Sua cabeça se erguia em seguida para encontrar o sorriso genuíno do rapaz.  Ele tinha acabado de conhecê-lo, mas... realmente era estranho, mas Dave tinha o sentimento de que ele não lhe faria mal. Talvez fosse seu sorriso carismático, seu jeito bobão ou a determinação que o rapaz emanava, Dave realmente não sabia. Mas naquele momento ele decidiu se abrir.

Dave respirou fundo, lutando contra as emoções que ameaçavam sufocá-lo. Há alguns meses, nos mudamos para esta ilha que estamos agora. Parecia um lugar tranquilo, cheio de oponentes fortes. Mas não era suficiente... Eu queria mais. Eu queria ser forte, o mais forte, e para isso eu precisaria desbravar os mares.

E eu consegui o que queria. Mas não da maneira que eu esperava. – Dave coçava a nuca com um olhar frustrado. Um contrabandista encontrou a casa dos meus pais enquanto eu estava fora. Eles foram raptados... Eu acabei salvando um dos capangas desse contrabandista, e ele tentou salvar minha família, mas... eles acabaram sendo explodidos por aquele homem cruel. Eu nem tive a chance de me despedir...

Sua voz rasgava progressivamente mais de ódio a cada palavra. Eu só descobri que estavam mortos depois de entrar no navio. Eu fiquei devastado, furioso, mas acima de tudo eu me senti fraco, insignificante. Eu não consegui me vingar. Eu fiquei escondido como um covarde, um fracote de merda... até chegarmos em Porto Real.

Com o rosto franzido, ele encarava Jim. Sua ira não era direcionada aos assassinos e muito menos ao rapaz que o perguntou, mas a si mesmo. Eu, que almejo a grandiosidade, me contentei com a fraqueza e mediocridade. Esse é meu maior arrependimento. – seu olhar se tornou mais ameno e a raiva pareceu dissipar. Mas um dia eu irei me vingar e matar aquele capitão imundo, seja lá onde ele esteja, mas para isso preciso ficar mais forte... e ter pessoas de confiança ao meu lado. – o último comentário o fazia erguer os olhos, contemplando a possibilidade de uma dessas pessoas estar logo a sua frente.

• Ações: Livre

Em uso


Itens
Martelão
Alcance: 1M
Dano: 75
Crítico: +4 (Concussão, Fender, Ruptor 2)
Anexo: Nenhum

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Ter Fev 13, 2024 5:14 pm



Carne Fresca

Porto Real: Dave & James


A medida que conversavam, James e Dave foram caminhando floresta adentro. Eles começaram a passar por rios e lagos que avançavam rumo ao centro da ilha. passando por colinas e morros até chegar numa região mais irregular, onde as raízes das árvores compunham boa parte do solo e dificultava a movimentação. Eles estavam dentro do que parecia ser uma selva pantanosa. Mosquitos voavam e o som de pássaros misteriosos ecoava ao longe. Era uma região completamente selvagem.

Jim
Jim
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Ter Fev 13, 2024 6:30 pm


—Você morava aqui? Era uma das várias perguntas que eu fazia enquanto Dave ia contando sua história. Intercalava em dividir minha atenção entre o ambiente ao redor e a história que ele compartilhava. De tristeza, passavasse raiva, ódio mas chegava a empatia ao ouvir toda sua tragédia.  —Você está errado. Não foi um fracote. Longe disso. Descansava a espada em meu ombro direito.  —Você foi mais forte que muitos não seriam. Hesitar não é fraqueza, é sabedoria. Até porquê... Afinal, de que adianta buscar vingança se você está morto?

—Eu também tive minha cota de perrengues até chegar aqui. Continuei, agora com um semblante mais sério, como se ainda estivesse revivendo os momentos ruins. —De um dia normal de trabalho com meu velho chefe. E então eu estava dentro de um barco de piratas, lutando pela minha vida.  E então suspirava, como se tirasse um peso das memórias.  —E então numa ilha, até que parecida com essa, correndo de alguns jacarés que até se parassem esses. E parei em Porto Real. As palavras pareciam confusas até para mim mas era realmente oque tinha acontecido, pensando até na semmelhanças que tinha dito.

—Mas eu te prometo, Dave. Eu quero conquistar esses mares e sei que você vai me ajudar com isso e em troca, te darei a oportunidade do que quer. Você tem um bom coração  e sei que fará a coisa certa quando chegar a hora de decidir. Com o dizer, sorria para Dave, mostrando que realmente estava contente por ter conhecido.

— Até lá, vamos ficar mais fortes e você vai conhecer o Laurent, que está já em Porto Real e a Babuí--- Em minha cabeça, parecia um espelho se quebrando por uma idéia. Agradecia por aquele momento não ter algum leitor de mentes que exista. Com um pigarro, continuava a conversar —... E a Babuína Tristan. Ela é´humana mas tem algo de querer que a chamem de Babuína. Eu te recomendo a fazer isso quando ver ela. Uma risada ameaçou escapar enquanto imaginava a reação de Tristan diante do possível acontecimento..

Balançando a cabeça para afastar as idéias idiotas, prosseguia —Com isso, vamos nos reunir, conseguir um barco e viajar por esses mares. Eu sei que a gente vai. Aquela frase carregava um olhar que acreditava com  determinação no que falava.

Após alguns minutos a mais, nos encontrava no meio daquela selva selvagem. — Algo me diz que chamar atenção não é uma boa ideia... Comentava enquanto observava oque poderia ter atrás de toda aqueles arbustos e árvores.

° Ação: Livre;


Recursos


EQUIPAMENTOS
Armas:

Vestimenta:

Ferramentas:

Utilizáveis:





Aslan
Aslan
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Ter Fev 13, 2024 7:58 pm
Dave acenou a cabeça, confirmando que morava aqui antes e durante o fatídico dia que ceifou sua família. É claro que fui um fracote. Mas eu serei mais forte... o mais forte. – Dave tomava tempo para ouvir também a história do humano. O mundo é cruel e impiedoso. A perda de minha família dói mais do que qualquer laceração. Mas a dor é temporária. Pode levar dias, meses ou anos. Mas se eu desistir agora... vai durar para sempre

Ele balançou a cabeça, já não querendo mais ficar naquela conversa dramática. Bem, estarei a seus cuidados então. Você mata meus inimigos e eu mato os seus, me parece um bom negócio. Agora vamos matar algumas lagartixas gigantes... – o anão estalava os dedos enquanto se aproximava do pântano, implorando para ter algo para esganar o quanto antes.

• Ações: Alerta

Em uso


Itens
Martelão
Alcance: 1M
Dano: 75
Crítico: +4 (Concussão, Fender, Ruptor 2)
Anexo: Nenhum

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qua Fev 14, 2024 9:25 am



Carne Fresca

Porto Real: Dave & James


Conforme conversavam, ambos iam avançando. O papo se fez longo e os distraiu do real percurso que haviam traçado. Talvez tivessem caminhado por mais de uma hora, e, somente quando Dave estava terminando de falar, a dupla ouviu um chiado ecoando pelo pântano escuro. Um chiado que se alastrou ao redor e para o topo das árvores. Tudo ficou em silêncio depois, nada pôde ser visto.

Jim
Jim
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qua Fev 14, 2024 10:25 am


"Será que isso nos viu?" Por hora, ficava quieto em completo silêncio, observando que aquele chiado não era acertivo de uma direção.

A medida que ia observando, colocava novamente o Montante a frente do meu corpo, demonstrando que tinha ficado em guarda novamente. Mantinha minha completa atenção a estar atento a barulhos que pudessem vir de alguma direção.


 D20 Dados de teste: 3  Astúcia

° Ação: Percepção;


Recursos


EQUIPAMENTOS
Armas:

Vestimenta:

Ferramentas:

Utilizáveis:





Aslan
Aslan
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qua Fev 14, 2024 10:38 am
Dave assentiu com a cabeça, sacando seu machadão e se mantendo alerta e de prontidão para se proteger. Essa lagartixa gigante não vai me pegar...

• Ações: Puxar Arma –> Teste de Percepção [8]

Em uso


Itens
Machadão
Alcance: 1M
Dano: 120
Crítico: +6 (Cortante)
Anexo: Nenhum

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qua Fev 14, 2024 12:02 pm



Carne Fresca

Porto Real: Dave & James


Enquanto os chiados estranhos ecoavam, Dave percebeu um rastro vindo de sua frente, antecipando a investida, ele conseguiu reagir, evitando o salto que se sucedeu. James, por outro lado, não percebeu uma das sombras vindo por trás dele. Em um instante, cinco criaturas emergiram das sombras avançando contra os aventureiros. Jim se virou rapidamente, mas foi alvejado por um golpe em seu peito, um corte superficial. Um segundo crocodilo o cercou por trás, ele estava de pé, impedindo que James caísse no lago com seu próprio peito.

Dave sentiu algo em seus pés, era um crocodilo emergindo, o atirando para cima na tentativa de engolir ele de uma vez só, mas, ciente do avanço, conseguiu saltar evitando a morte rápida, depois, outros dois crocodilos saltaram, tentando o abocanhar em pleno ar, mas falhando.

Jim: -30 HP



HP: ? EP: ? QT: 5


Aslan
Aslan
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qua Fev 14, 2024 12:23 pm
Cinco oponentes é o mínimo se vocês querem mesmo me desafiar. – o Anão desviou dos golpes, mantendo suas mãos firmes carregando seu machadão. Foi então que ele começou a fazer movimentos circulares com sua arma, causando um turbilhão de golpes aos três crocodilos ao seu redor.

TORNADO CORTANTE!!

• Ações: Tornado Cortante (Rodada) [26]

Em uso


Itens e Habilidades
Machadão
Alcance: 1M
Dano: 120
Crítico: +6 (Cortante)
Anexo: Nenhum

Tornado Cortante
Ativação: Rodada
Detalhes: Dano (+30), Crítico (+2), Custo (100 Energia), Alcance (5 Metros)
Descrição: Você faz um ataque em área, dando forma a um turbilhão de golpes que circulam o seu corpo e atingem todos inimigos ao redor, causando dano adicional a arma. Um acerto crítico derruba os alvos.

Jim
Jim
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qua Fev 14, 2024 12:59 pm


Novamente, aqueles animais me pegavam desprevenido. Num piscar de olhos, me vi cercado por dois deles, enquanto Dave enfrentava sua própria batalha. A mistura de raiva e confiança, a certeza de que conquistaríamos os mares, alimentava o fogo dentro de mim. Meu sangue fervia. Meu coração batia com tanta força que parecia prestes a saltar do peito. Nunca havia me sentido tão... vivo.


— Vocês estão atrapalhando meu sonho. E não vou deixar um bando de largatixas atrapalhar tão facilmente. Defini, com a voz carregada de raiva e determinação. Firmei meu aperto na Montante e, num movimento , girei meu corpo para trás, tentando desferir uma estocada no animal mais próximo.

D20 Dados de Ataque: 7 Força

° Ação: Padrão (Estocada);


Recursos


EQUIPAMENTOS
Armas:

Vestimenta:

Ferramentas:

Utilizáveis:





Handa
Handa
Narrador
Narrador

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qua Fev 14, 2024 1:37 pm



Carne Fresca

Porto Real: Dave & James


James encara seus oponentes, ele sente o fervor da batalha e empunha sua espada pronto para um golpe frontal. Ele avança estocando o animal, mas ele bloqueia com a própria mandíbula, prendendo sua espada, enquanto o outro avançava para lhe agarrar por trás.

O que nenhum dos três esperava, era que Dave, rodeado por animais, também seguiria com um ataque. Um golpe espiral que desenhou navalhas brilhantes no ar em torno do pequeno Tontatta, avançando numa velocidade surpreendente, atingindo todos os Crocodilos e James, fazendo-os voar longe e caírem no lago.

Jim era nocauteado, os cortes e o impacto com uma rocha o fez apagar. Um dos crocodilos foi perfurado por um tronco de madeira inclinado no pântano, os outros quatro começaram a se levantar do ataque, rugindo de forma feroz.

Jim: -240 HP


HP: -255 EP: ? QT: 4/5


Aslan
Aslan
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qua Fev 14, 2024 2:00 pm
Era a primeira vez que Dave lutava contra uma vasta gama de oponentes enquanto tinha um aliado ao seu lado, e devido a seu tamanho, ele não tinha noção de que o alcance de seu golpe seria tão grande. Eu sou um imbecil! – o anão teria se dado um tabefe na cara não estesse com as duas mãos ocupadas em sua arma.

Suas LAGARTIXAS FÉTIDAS, antes do prato principal, tem que ter o aperitivo! Venham me pegar!! – Dave tomava distância e tentava gritar e ser o mais chamativo que conseguisse para chamar os crocodilos até ele. Ele se afastaria 10M para assim ter melhor chance de enfrentar os crocodilos um de cada vez e de bônus recuperar um pouco da energia gasta.

• Ações: Disparada (Padrão + Manobra)

Em uso


Itens e Habilidades
Machadão
Alcance: 1M
Dano: 120
Crítico: +6 (Cortante)
Anexo: Nenhum

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qua Fev 14, 2024 2:35 pm



Carne Fresca

Porto Real: Dave & James


Dave, percebendo a cagada que havia feito, se pôs de pé e raciocinou a melhor movimentação a ser tomada a partir daquele momento. Seu plano era ganhar espaço, recuando. Ele o fez, começou a correr para longe das criaturas que haviam se levantado anteriormente. Percebendo a tentativa de fuga, todos os crocodilos restantes se colocaram sobre duas patas e investiram contra Dave, disparando também. Sua velocidade superior permitiu que, ao chegar no fim de sua corrida, logo que se virou, Dave estava cercado novamente pelos quatro brutamontes.


HP: -255 EP: ? QT: 4/5


Aslan
Aslan
Pirata
Pirata

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qua Fev 14, 2024 3:15 pm
Dave respira, tentando não entrar em pânico ao estar rodeado por 4 criaturas tão imensas que suas presas tinham seu tamanho. Eu não contava com que eles fossem tão rápidos... Eu consigo bloquear até ter energia para atacar de novo, mas... não consigo me proteger por tanto tempo assim, não de quatro lagartões.

Preciso reduzir seus números. Pensando nisso, Dave saltou em cima de uma das criaturas, traçando um arco vertical com seu machado até atingir a cabeça de um dos crocodilos. Ele tentava se manter com uma visão ampla do campo de combate para evitar levar uma mordida.

• Ações: Atacar (Padrão)

Em uso


Itens e Habilidades
Machadão
Alcance: 1M
Dano: 120
Crítico: +6 (Cortante)
Anexo: Nenhum

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Ficha
Inventário Inventário:

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Qua Fev 14, 2024 3:26 pm



Carne Fresca

Porto Real: Dave & James


Dave, engajado no combate avançou saltando para realizar um golpe, porém, atingindo o peito do primeiro crocodilo que surgiu, rasgando a carne do animal que caiu no chão imediatamente com o golpe. Na sequência, ele foi alvejado pelos animais que o cercaram, avançando com golpes curvos, rodeando ele com saltos e investidas. Dave é atingido pela cauda de um dos animais, golpe que o faz tropeçar e não ter tempo de esquivar de uma mordida que o fez se proteger com as mãos e as pernas, evitando ser prensado. A mordida, porém, fora tão forte que perfurou sua canela, o atirando para trás, até cair de volta no chão lamacento do pântano.

Dave: -10 HP



HP: -440 EP: ? QT: 3/5


Conteúdo patrocinado

Carne Fresca: Giant & James - Concluído - Página 4 Empty Re: Carne Fresca: Giant & James - Concluído

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos